Arquivos do Blog

A História de Jackie Chan

.:: Dados Pessoais ::.
Nome: Jackie Chan
Nome de Nascimento: Chan Kong-sang
(Tradução: Nascido em Hong Kong)
Cantonês: Sing Lung
Mandarim: Cheng Long
(Tradução: Já um dragão)
Nome na Escola da Ópera de Pequim: Yuen Lau ou Yuen Lo
1º Nome Artístico: Chen Yueng Long
2º Nome Artístico: Jackie Chan
Apelido Dado pela Mãe: Pao-Pao (Bala de Canhão)
Nasceu em: 7 de abril de 1954
Signo Chinês: Cavalo
Signo Astrológico: Áries
Altura: 1,78
Peso: 75kg
Cidade Natal: Shandong, Hong Kong, China.
Hospital onde Nasceu: Nadaso
Pai: Charles Chan Chi-Ping
Mãe: Lee-lee Chan Yuet-Wing
Peso ao Nascer: 6kg
Esposa: Lin Feng-jiao.
Filho: Chan Cho-Ming

.:: O Nascimento ::.
Chan Kong-Sang (Jackie Chan) nasceu em Hong Kong, no dia sete de abril de 1954. O único filho de Charles e Lee-lee Chan. Seus pais eram pobres, e trabalhavam para um embaixador francês em Hong Kong. Charles trabalhava como cozinheiro e fazia bicos para ajudar na renda, Lee-lee trabalhava como empregada. Eles moravam em um quarto na mansão do embaixador francês.
Todos os bebês nascem em mais ou menos nove meses, mas Jackie ficou mais três meses extras na barriga de sua mãe. Assim sua mãe teve de fazer uma cirurgia para o trazê-lo ao mundo. Chan Kong-Sang nasceu bem mais pesado do que se esperava, por isso sua mãe o apelidou de Pao-pao, que em chinês quer dizer "bala de canhão".
O preço da cirurgia ficou muito alto para o que os pais de Jackie ganhavam. Mas a doutora que executou a cirurgia fez um acordo com o pai de Jackie. A doutora disse-lhes que não tinha filhos, e que se eles deixassem-na ficar com Jackie, ela pagaria todas as contas do hospital. Mas Jackie era o único filho de seus pais, e eles não queriam isso. Então, os amigos de seu pai lhe emprestaram dinheiro para pagar a conta do hospital, e Jackie não precisou ser doado.
Foto: Jackie Chan ainda pequeno

.:: A Escola de Ópera de Pequim ::.
Em 1960, Charles teve que se mudar para a Austrália, para trabalhar na embaixada chinesa. Foi quando Chan ingressou na Escola de Ópera de Pequim, onde estudou até os dezessete anos de idade. Na escola seu Mestre foi Yu Jim-Yuen, a quem Jackie deve todo seu caráter, e personalidade.
Lá o nome de Jackie se tornou Yuen Lo (ou Yuen Lau).
Na escola de Ópera de Pequim os alunos aprendiam a representar e cantar, além de aprenderem Artes Marcias (especialmente acrobacias). Quaisquer números de Artes Marciais tradicionais chineses eram ensinados, junto com treinamentos de luta a mão livre, até o uso de armas.
Os estudantes recebiam castigos diários como segurar por horas objetos muito pesado na posição de cavalo. E batidas era muito comum.
Depois de alguns anos, quando a mãe de Jackie foi morar com seu pai na Austrália, Mestre Yu adotou Jackie.
Jackie foi convidado a se juntar "As Sete Pequenas Fortunas", um grupo acrobático chinês que se apresentava em vários lugares em Hong Kong.
Muitos dos amigos de Jackie vieram da Escola de Ópera de Pequim. Alguns deles hoje em dia fazem muito sucesso em Hong Kong, como: Sammo Hung, Yuen Biao, Yuen Wah, e outros. Sammo Hung e Yuen Biao chegaram a trabalhar com Jackie em filmes muito bons.
Foto: Jackie Chan e o grupo da escola (Jackie é o quarto da esquerda pra direita)

.:: Jackie Chan e a lenda Bruce Lee ::.
Aos dezessete anos, Jackie deixou a Escola de Ópera de Pequim e começou a fazer pequenos papéis em filmes. O primeiro papel principal dele foi em 1971 com o filme "Mestre com os Dedos Rachados" (Punhos de Serpente).
Em "Punhos de Fúria", Bruce chuta Jackie através da parede de um edifício.
Aparentemente, Jackie caiu tão "desengonçado" que os diretores e o próprio Bruce Lee chegaram a pensar que ele não era o cara certo para o papel.
Mas era sim, depois daquele ano Jackie aparecia em outro filme de Lee, o clássico "Que entre o Dragão" (Operação Dragão). Embora só brevemente, o rosto de Jackie poderia ser visto claramente.
Foto: Jackie Chan e Bruce Lee (Esta foto abre no Microsoft Word)

.:: Lo Wei Film Company ::.
Em 1976, Jackie foi para Austrália rever seus pais, e quando voltou a Hong Kong fechou contrato com a Lo Wei film company, para fazer o papel principal em um filme.
Jackie que estava atuando sobre o nome de "Chen Yueng Lung" foi renomeado "Sing Lung" (que significa "torna-se um dragão"), em 1976, Jackie atuou em "Novo Punho de Fúria", uma seqüência do filme de Bruce Lee, "Punho de Fúria".
O filme fez tanto sucesso que Bruce Lee o chamou para atuar em outro filme com ele, pois os talentos marciais de Chan chamavam a atenção de todos, mas Jackie estava cansado de viver às sombras de Lee, e não participou do próximo filme.

.:: Como Chan Kong-sang (Yuen Lo) se tornou Jackie Chan ::.
Em 1976, quando Jackie foi para Austrália para rever seus pais, decidiu que deveria trabalhar um pouco por lá para ajudar em casa. Então, um dos amigos de seu pai, um sujeito chamado Jack, levou Yuen Lo para uma construção. Jack soube que Chan Kong-Sang não era um nome para trabalhadores australianos. Então Jack juntou o seu nome com mais algumas letras, primeiro ficou Jacky e depois formou Jackie, daí em diante todos por lá o chamavam de Jackie Chan.

.:: Nova tentativa na Seasonal Films ::.
Jackie foi emprestado ao diretor Ng See Huen's da Seasonal Film company para o filme "Snake in Eagle's Shadow" (Cobra na sombra da Águia) em 1978. Ao contrário dos filmes que Jackie fazia, o filme teve um tom humorístico, melhor ação, e uma história melhor.
Livre do fardo de ter que ser como Bruce Lee, suas características de comediante e ator afloraram. O filme era um sucesso e logo depois, o elenco e o diretor se reuniram para fazer outro filme "O Mestre Bêbedo", que quebrou todos os índices de audiência em Hong Kong. Jackie começou a fazer seu próprio estilo, longe do estilo Bruce Lee, finalmente sua "palhaçada" no estilo Kung-Fu, entravam em cena.

.:: Raymond Chow's Golden Harvest Film Company ::.
Com o sucesso de "O Mestre Bêbado", Jackie teve mais controle sobre seus filmes, e decidiu fazer o último filme para Lo Wei (Hiena Destemida em 1979), pois Jackie percebeu que não teria sucesso seguindo Lo Wei. Logo depois Jackie assinou contrato com a Raymond Chow's Golden Harvest film company.
Esse contrato enfureceu Lo Wei que emitiu junto com as Tríades chinesas uma ameaça à vida de Jackie.
Para evitar qualquer problema sujo, Jackie foi enviado para a América. Onde filmou "Battle Creek Braw", que foi um grande fracasso, principalmente porque Jackie não teve a chance de explorar seu estilo. Em vez de um hilariante artista de Kung Fu, Jackie era uma criança chinesa, que vivia na América. Jackie foi Resgatado de Lo Wei a uma quantia de HK$10 000000 através dos estúdios de Raymond Chow's Golden Harvest film company.

.:: O Mundo de Jackie Chan ::.
A viagem de Jackie para a América não foi um desperdício total, apesar de todos os seus filmes terem fracassado. Ele foi exposto a astros do cinema americanos como Harold Lloyd e Buster Keaton. Seu primeiro filme foi "Projeto A", um filme que o tirou totalmente do gênero "Kung-Fu" tradicional.
Em 1983 Jackie apareceu num filme dirigido por Sammo Hung os "Winners and Sinners". Jackie, Sammo, e Yeun Biao tinham virado grandes amigos quando estudaram juntos na Escola de Ópera de Pequim, cada um alcançou seu estrelato individual na "Hong Kong movie scene".
Em 1987 Sammo e Jackie fizeram o filme "Dragões para Sempre", depois disso os dois não apareceram juntos, até 1996, quando Jackie fez "Mr. Nice Guy - bom de briga".
Em 1985, Jackie tentou "estourar" no mercado americano com o filme "O Protetor". O diretor tentou fazer de Jackie um Clint Eastwood oriental, e o filme não só desperdiçou as habilidades cômicas de Jackie, mas também suas habilidades Marciais. Desiludido com o estilo americano de filmagem, Jackie voltou a Hong Kong onde dirigiu e estrelou no filme "Police Story". Este era um grande sucesso, o filme caracterizou as sensações mais perigosas feitas até aquele tempo, como também cenas de brigas incríveis.
Daí em diante todos os seus filmes foram um sucesso, como: Armadura de Deus, Projeto A II, Dragões para Sempre, Police Story II, Mr. Canton and Lady Rose. Todos estes filmes têm uma característica muito forte, cenas de luta e sensações perigosas (isto se prova com o filme "A Armadura de Deus", Jackie caiu de uma árvore e bateu a cabeça numa pedra, o que lhe causou fratura craniana. Jackie ficou em coma por muito tempo, e sem filmar por mais de um ano.
Numerosos filmes seguiram fortalecendo a posição de Jackie como a primeira estrela de ação de Hong Kong. Jackie continuou fazendo sucesso ao longo dos anos 90, e fez muitos outros filmes de sucesso, como: Police Story III, Supercop, Mestre Bêbado II, e outros.
Foto: Jackie Chan e Yuen Biao | Jackie Chan e Sammo Hung

.:: O Estilo Jackie Chan ::.
Depois de trabalhar a vida toda fazendo filmes, Jackie desenvolveu seu próprio estilo, impossível capturar em palavras, e visível só na magia de seus filmes. Conservando seu lugar na história dos filmes Jackie diz: "Eu quero que um dia lembrem de mim como eu me lembro de Buster Keaton. Quando se fala em Buster Keaton ou Gene Kelly, as pessoas dizem 'Ah sim, eles eram bons'. Talvez um dia se lembrem de Jackie Chan desse modo. Isso é tudo ".

.:: Você sabia... ::.
Que o nome "Jackie Chan", hoje o nome artístico do Jackie, foi dado por um pedreiro chamado "Jack"? Ele achava que Chan Kong-Sang não era um nome para trabalhadores Australianos. Então Jack juntou o seu nome com mais algumas letras, primeiro ficou Jacky e depois formou Jackie, daí em diante todos por lá o chamavam de Jackie Chan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário